Ainda pouco conhecido no Brasil, ele é ainda mais poderoso que o chá verde. Por ser menos processado, suas propriedades ficam mais concentradas e isso acelera os benefícios, como a queima de gordura do corpo.

NUTRIENTES

  • Contém manganês, potássio, ácido fólico e vitaminas C, K, B1 e B2.
  • Rico em substâncias antioxidantes.

FONTE DA JUVENTUDE

Entre todos os chás, o branco é o que apresenta maior concentração de polifenóis, entre outros antioxidantes. Essas substâncias ajudam a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular.

EMAGRECEDOR

Assim como o chá verde, o branco acelera o metabolismo e ajuda a eliminar a gordura corporal. Porém, ainda não se comprovou o quanto exatamente o Chá Branco é mais eficiente do que o verde para emagrecer. Pesquisas indicam que a versão verde aumenta a queima de calorias em cerca de 4%.

Os responsáveis, mais uma vez, são os antioxidantes presentes na Camellia Sinensis (a planta que dá origem aos chás verde, branco e preto) e também à cafeína, entre outros compostos.

FORÇA PARA A BELEZA

Substâncias encontradas na Camellia Sinensis ajudam a prevenir cáries, têm ação antiinflamatória e antigripal, ativam o sistema imunológico e regeneram a pele.

CORAÇÃO PROTEGIDO

O Chá Branco pode atuar na diminuição das taxas de LDL (o colesterol ruim que bloqueia as artérias), evitando problemas cardíacos, como aterosclerose e infarto.

ANTICÂNCER

Estudos feitos com ratos pelo Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina, da Califórnia, nos Estados Unidos, comprovaram a eficiência do Chá Branco em inibir mutações genéticas que podem originar o câncer.

Essa capacidade se deve à existência das substâncias bioflavonóides e catequinas. A cafeína presente no Chá Branco também ajudaria nesse processo.

COMO CONSUMIR

Pelo menos uma ou duas xícaras ao dia, quente ou frio, de preferência sem açúcar.

ORIGEM E DIFERENÇAS

É a versão menos processada do famoso chá verde (ou banchá). Ambos são produzidos a partir da planta Camellia Sinensis, assim como o chá preto. Porém, o branco é coletado antes das flores se abrirem, quando há brotos cobertos por finos pêlos prateados que lhe dão uma cor clara verdeacizentada. Esses brotos e as folhas da planta são cozidos ao vapor e submetidos à secagem. Ao contrário do verde e do preto, o chá branco não passa pela fermentação.

Após a infusão, possui cor amareloavermelhado e sabor adocicado, porém sem gosto de capim.

Os principais países produtores são China, Japão e Índia.

A colheita para a produção desse chá se realiza em apenas dois dias por ano. Por isso, é raro e caro.

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/43/artigo45592-1.asp

Wilson Rondó Jr., médico ortomolecular de São Paulo

Por Eulina Oliveira